Bom dia pessoal!
Hoje começo uma série de posts, e eu não sei quantos serão, abordando um tema muito importante: ANSIEDADADE.
Eu não sou nenhuma autoridade no assunto, mas vou compartilhar com vocês o que aprendi por experiência própria. Falarei sobre pequenos detalhes que fazem a diferença no conhecimento e controle da sua ansiedade. Vale ressaltar que, cada um é cada um, e que, se necessário, não exite em procurar um profissional.
Ok, vamos lá. Primeiro assunto: TENSÃO MUSCULAR. No nosso dia-a-dia, claro, necessitamos contrair e relaxar nossos músculos contantemente para executar nossas atividades, certo? Sim, mas tem hora que a gente não precisa! É aqui que entra um novo hábito que precisa ser desenvolvido: Observar o seu corpo.
Agora mesmo, me peguei com os músculos do ombro direito contraídos. Estou sentada, numa posição agradável para digitar, porém, involuntariamente eu estava contraindo a musculatura. Nessa hora, pare, respire e relaxe o músculo. Quase certeza que você irá contraí-lo novamente sem perceber, mas repita o mesmo procedimento.
Esse tipo de contração muscular eu também observei nas pernas enquanto dirigia. Sabe quando você está numa reta, onde você usa só a perna direita pra acelerar e freiar? Então, a bendita da perna esquerda estava lá, toda contraída. Ela bem que poderia estar relaxada e apoiada no assoalho do carro né??? Em alguns dias, até meu abdôme estava contraído sem necessidade, pô, eu dirijo é com os braços rs...
Outra que eu sei que quase todo mundo tem: aquela balançadinha clássica do pé quando estamos sentados, o famoso pé nervoso! No meu caso, pura canalisação da ansiedade, tanto que quando eu me forço a parar, fico doida! Começo a batar as unhas na mesa, coçar a cabeça, até que.... Calma, respira, "Talyta, você pode fazer uma coisa de cada vez, sem balançar o pé, relaxa.... respira....".
Tem mais de um ano que eu tento controlar melhor meus movimentos, notei que, aliada a outras práticas, esta (observar o seu corpo) me ajudou muito. Eu tinha constantemente nódulos nos músculos das costas e pescoço, chegava do trabalho em casa, com as pernas doendo e cansada. Penso que não precisa ser assim né gente!
Então é isso. Relaxe e aproveite. Você nunca viverá esse dia novamente!


oh amiga, eu sou assim tbm!
ResponderExcluirvou relaxar mais, sei q preciso, por isso minha gargantinha eh ruim...
valeu pelo post. ansiedade de ve-la logo (essa eh saudavel neh...hehe)bj