quarta-feira, 27 de abril de 2011

Utilidade? Indignação e vergonha alheia

Alguém aqui já ouviu falar do Lixão do Pacífico? Deixa eu contar uma coisa pra vocês.

Existe um lixão cabuloso que fica boiando no oceano pacífico, aquele onde passou o tsunami do Japão agora em março, legal né? O mais divertido é que esse lixão é exageradamente ENORME, do tamanho de alguma coisa com 700 mil km2 (duas vezes o estado de São Paulo).


Esse lixão, até então, era desconhecido e foi descoberto em 2009 por um capitão que resolveu mudar a rota do barco. Agora me diz, COMO QUE AS GRANDES NAÇÕES COM SATÉLITES FOTOGRAFADORES SUPER EVOLUÍDOS NÃO SABIAM DISSO???

Acho que por pura conveniência.  
Vocês acham mesmo que, se estes países tem a CARA DE PAU de mandar de propósito sem querer um navio pro Brasil cheio de lixo, eles vão evitar de jogar lixo num lugar que ninguém vê???
O negócio que fica lá boiando entre a Califórnia e o Hawaii tá cheio de plástico coreano, japonês e chinês. Gente, isso é revoltante!
Olha o bichinho...
 Ficou com dózinha???

Pois é, olha o que me aconteceu e motivou esse post. Estou lá na parada de ônibus, no CENTRO da CAPITAL desse país, e de repente passa na minha frente uma criatura de terno, pastinha social e uma latinha de coca na mão.
Eu olhei pra bem cara dele, e ele foi andando pro lado da grama que estava perto de mim e disse:
- Vou jogar aqui né, depois eles recolhem!
E o IMUNDO jogou a lata na grama com a maior naturalidade! Eu não sei o que é pior! Essa criatura sabe que jogar lixo na rua não é legal, tanto que fez questão de jogar escondidinho, debaixo do matinho.
É tão sem vergonha que ainda fala "depois eles recolhem" a váaaaa!!! Vai justificar o seu erro com a profissão dos outros? O gari além de fazer um trabalho nada agradável, ainda tem que ficar olhando debaixo das plantinhas pra achar o lixo que esse IMUNDO não teve coragem de jogar na lixeira mais próxima?
Não adianta, não tem nada, nada, nada NA-DA que justifique o que esse animal fez. "Mas Talyta, é só uma latinha!" Só uma latinha uma ova! vai cair a mão dele se ele levar até a lixeira? Vai?
Imediatamente eu olhei ao redor pra saber se tinha uma lixeira. Não tinha, claro, imagina se os marginais, doidos e afins que destroem o patrimônio público iam deixar a lixeira em paz... Mas MESMO ASSIM não justificaaaa!!!
Ele ia entrar num ônibus, num ia? Sabia que os ônibus agora tem cestinhos de lixo? Podia jogar lá. Sabia que ele podia amassar a latinha e jogar no lixo da casa dele? Sabia que ele podia jogar em alguma lixeira no caminho da parada de descida até a casa dele? Mais que ódio!
Me envergonho de não ter dito nada pra ele, fiquei sem reação/tímida, mas que deu vontade deu. Poxa gente, tá certo que o ser humano é egoísta de natureza, mas, vamos combinar né, o que custava???
Lembrem-se desse post a próxima vez que for jogar lixo na rua. E lembrem-se também que 90% do lixo que tá boiando lá no pacífico é PLÁSTICO.
E não adianta ficar com essa cara "Meu lixo não vai pro pacífico!" A tá! Você acha que, se uma onda gerada lá no Japão foi capaz de atravessar esse oceano inteiro e chegar com altura de um metro na Califórnia no dia seguinte, o SEU LIXO só o seu não vai parar lá no pacífico? PODE IR PRA LÁ SIM, até porque, uma garrafa plástica demora cerca de 400 anos pra se decompor e nesse meio tempo, as correntes marítimas podem levá-la pra onde bem entenderem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário